DETROIT (AP) — A Tesla registrou sua primeira queda anual nas vendas em mais de uma dúzia de anos na quinta-feira, superando uma ação que disparou desde a vitória de Donald Trump devido ao otimismo . O relacionamento próximo de Elon Musk com o presidente eleito ajudará a empresa.
As vendas globais de veículos da Tesla aumentaram 2,3% no último trimestre de 2024 graças ao financiamento de 0%, carregamento gratuito e arrendamentos de baixo preço. Mas isso não foi suficiente para que a participação mais valiosa do bilionário Musk superasse o início lento do ano passado.
A empresa de Austin, Texas, vendeu 495.570 veículos de outubro a dezembro, aumentando as entregas para 1,79 milhão no ano inteiro. Isso foi 1,1% abaixo das vendas de 2023 de 1,81 milhão, já que a demanda geral por veículos elétricos nos EUA e em outros lugares desacelerou.
A queda nas vendas globais ano a ano é a primeira da Tesla desde 2011, de acordo com números da empresa de análise Global Data. A empresa vendeu 1.306 veículos em 2010, mas caiu ligeiramente para 1.129 no ano seguinte.
O impulso do quarto trimestre veio com um custo. Analistas pesquisados pela FactSet esperavam que o preço médio de venda da Tesla caísse para pouco mais de US$ 41.000 no trimestre, o menor em pelo menos quatro anos.
Isso não é um bom presságio para o relatório de lucros do quarto trimestre da Tesla em 29 de janeiro e as ações da Tesla caíram 6,1% na quinta-feira.
Musk doou mais de US$ 250 milhões para a campanha de Trump e é um hóspede regular no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida. Os investidores da Tesla aumentaram as ações em mais de 50% desde a eleição, na esperança de que a nova administração simplifique as regulamentações de veículos elétricos e aborde outras prioridades políticas de Musk.
Em 2022, a Tesla previu que suas vendas cresceriam 50% na maioria dos anos, mas a previsão esbarrou em uma linha de modelos envelhecida e no aumento da concorrência na China, Europa e EUA. Nos EUA, analistas dizem que a maioria dos primeiros a adotar a tecnologia já possui veículos elétricos, e os compradores mais tradicionais têm preocupações com alcance, preço e capacidade de encontrar estações de carregamento em viagens mais longas.
As entregas do quarto trimestre ficaram milhares aquém das expectativas de Wall Street. Analistas pesquisados pelo provedor de dados FactSet esperavam vendas de 498.000 veículos.
A queda nas vendas no início do ano levou a descontos nunca antes vistos para a montadora, reduzindo suas margens de lucro líderes do setor.
A concorrência de montadoras tradicionais e iniciantes também está crescendo, à medida que elas tentam diminuir a participação de mercado da empresa.
Daniel Ives, analista financeiro da Wedbush, disse que acredita que as ações deveriam ser mais valorizadas por sua promessa de criar veículos totalmente autônomos e sua tecnologia de IA, e que ainda vale a pena comprá-las, apesar da queda nas vendas.
“Nós nunca vimos a Tesla simplesmente como uma empresa de carros… em vez disso, sempre vimos Musk e a Tesla como um player global líder em tecnologia disruptiva”, escreveu Ives. “E a primeira parte dessa grande visão estratégica tomou forma.”
As vendas do quarto trimestre, embora recordes para a Tesla, mostram que a linha de modelos antigos da empresa está chegando à saturação no mercado de veículos de luxo de nível básico, disse o analista da Morningstar, Seth Goldstein.
Além do Cybertruck, que teve apelo limitado, o mais novo modelo de consumo da Tesla é o pequeno SUV Y, que começou a ser vendido em 2020.
Para atender à orientação da administração da Tesla de crescimento anual de vendas de 20% a 30% neste ano, a empresa precisará lançar um veículo com preço em torno de US$ 30.000 para atrair mais compradores tradicionais que podem estar considerando veículos a gasolina, elétricos ou híbridos, disse Goldstein.
A Tesla levantou a possibilidade de uma nova versão do Model Y que custaria em torno de US$ 30.000 e que pode ser menor por dentro do que o Y atual, com menos recursos, disse Goldstein.
“Nesse ponto, você é comparável a alguns Hondas, Fords e GMs”, disse Goldstein. “Isso te tira do mercado de luxo para o mercado de veículos mais acessíveis.”
Jeff Schuster, vice-presidente de pesquisa automotiva Global Data, disse que a Tesla enfrenta intensa competição mundial de fabricantes de EV na China, EUA e outros lugares, muitos dos quais estão vendendo EVs para compradores mais tradicionais. “Se eles querem continuar a ver o crescimento que tiveram, eles precisam expandir para outros tamanhos e faixas de preço”, disse ele.
O apoio de Musk a Trump para presidente dos EUA também pode estar afastando alguns compradores que podem ser mais conscientes do meio ambiente e se inclinar para os democratas, disse Schuster. Uma escalação mais ampla e menos custosa atrairia um grupo maior de compradores, disse ele. “Suponho que as escolhas que ele fez na frente política não se alinham com uma boa parte do perfil de seus compradores”, disse Schuster.
Especialistas do setor dizem que a Tesla costumava ser a única montadora com veículos elétricos confiáveis, mas agora outras, como a chinesa BYD, têm mais a oferecer.
Atualmente, as montadoras têm 75 modelos de veículos elétricos à venda nos EUA. Nos primeiros nove meses do ano passado, as vendas de veículos elétricos desaceleraram nos EUA, mas ainda estão crescendo.
Até setembro, as vendas de novos EVs aumentaram 7,2% para cerca de 936.000 nos EUA, de acordo com Motorintelligence.com . Esse é um crescimento mais lento do que o aumento de 47% em 2023. Mas as vendas de EVs neste ano ainda devem superar o recorde do ano passado de 1,19 milhão. A maioria das outras montadoras relatará as vendas do ano inteiro na sexta-feira.
Quase todas as vendas da Tesla no último trimestre vieram dos modelos menores e mais baratos, Modelos 3 e Y, com a empresa vendendo apenas 23.640 de seus modelos mais caros, que incluem X e S, bem como o novo Cybertruck.
As vendas globais de veículos elétricos da Tesla superaram a rival chinesa BYD, que anunciou na quinta-feira que suas vendas aumentaram 41% no ano passado, incluindo 1,77 milhão de EVs. A empresa está competindo com a Tesla pelo posto de fabricante de EV mais vendido do mundo.
A produção do quarto trimestre de 459.445 veículos ficou abaixo do total de entregas do trimestre, e a produção anual de 1,77 milhão foi menor que as vendas do ano.
Fonte: apnews.com